Visita técnica dos Alunos da UNIR/RO na R&A.

Em tempos de transformações notáveis e gradativas na sociedade brasileira, percebe-se a necessidade de mudanças constantes no modo de conduzir e ensinar. Nessa perspectiva, a escola como instituição de cunho vital para o bom andamento das práticas sociais não poderia se tornar alheia a tais transformações, pois a educação tem papel fundamental para a construção do bem estar social e da cidadania. Apenas “saber muito” sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior conhecimento, é necessário saber fazer. Segundo o médico e escritor Inglês Thomas Fuller: O conhecimento dirige a prática; no entanto, a prática aumenta o conhecimento”.

 A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento, representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas e instituições de ensino.  Foi neste contexto que a rosangelabd40af424a (Small)R&A recebeu a visita técnica da professora Maria Rosa P. F. de Miranda e seus alunos do Curso de Biblioteconomia da UNIR/RO.  O objetivo foi apresentar elementos que permitam refletir sobre possibilidades para uma maior aproximação entre teoria e a prática. Um dos maiores desafios dos professores para promover o aprendizado é incentivar os alunos a relacionar teoria e prática e, pelo conhecimento, desenvolver competências e habilidades. A R&A percebe que estudante, por sua vez, também tem papel ativo nesse processo de relacionar o conhecimento com as habilidades de saber fazer. Para tanto, deve cultivar a curiosidade, a iniciativa, a pro-atividade, o espirito pesquisador e criativo além de saber trabalhar em equipe e aproveitar ao máximo as oportunidades e os recursos oferecidos.

Promover a integração da escola com o mercado de trabalho, não é algo impossível de se acontecer na prática, porém a gestão escolar precisa estar disposta a trabalhar com o intuito de garantir essa inter-relação de colaboração e ajuda mútua. Por isso agradecemos a Professora Maria Rosa e aos seus alunos por este tempo precioso, em que juntos compartilhamos conhecimento.

              Abaixo carta da Professora Maria Rosa, sobre a visita:

Olá Rosângela

Em nome do prof.  Msc. Marcos Hubneer coordenador do Curso e Biblioteconomia da UNIR e dos demais docentes, expressamos aqui os nossos agradecimentos pela excelente acolhida que professores e acadêmicos receberam por parte de Rosângela Monteiro, Francisco Arcilei, Carla Alexandra e Laryssa Gomes, integrantes da Empresa R & A Gestão Inteligente de Arquivo.

Vocês todos souberam, com maestria, nos encantar e fidelizar nossa atenção de forma permanente, conquistando-nos como parceiros através da transmissão de suas experiências e ensinamentos, aos acadêmicos do 4º Período de Biblioteconomia da UNIR, durante a Visita Técnica empreendida por nossos alunos na sede da R & A, no dia 08/06/16.

Destacamos que, as oficinas realizadas na temática TRATAMENTO DOCUMENTAL e ARQUIVOLOGIA, de acordo com as questões elaborados pelos acadêmicos, trouxeram a todos nós uma visão essencial da qualidade de seu trabalho, enriquecendo sobretudo o nosso conhecimento.

O contato com as melhores ideias e com os fundamentos de valiosos processos, paradigmas estruturais da profissão de Bibliotecário e Arquivista, serão responsáveis pelo aprimoramento e compartilhamento das práticas do treinamento e da atividade profissional, com repercussão no desenvolvimento do pensamento e do saber prático/teóricos. Este aprendizado contribuiu e consolidou com chave de ouro as mais valiosas contribuições para a formação acadêmica e profissional de nossos alunos.

Atenciosamente.

Professora Maria Rosa P. F. de Miranda

Curso de Biblioteconomia da UNIR- RO

Disciplina: Fundamentos de Arquivologia