Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2015

Com o objetivo de difundir o seu acervo, o Arquivo Nacional promove bienalmente o concurso de monografias, de âmbito nacional, que confere aos vencedores o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. O Prêmio, consoante a Portaria n. 59 de 15 de abril de 2013, publicada no DOU em 2 de maio de 2013, realiza-se há mais de 20 anos e identifica-se com a missão do Arquivo Nacional em recolher, preservar e difundir o patrimônio documental da nação, fonte expressiva para as pesquisas de natureza científico-cultural e administrativa.
A seleção dos trabalhos é realizada por Comissão Especial de Licitação/Comissão Julgadora composta por professores doutores, da área de Ciências Humanas de comprovada experiência de pesquisa e reconhecimento acadêmico.
A Comissão avaliará as monografias concorrentes com base em critérios fundamentais de relevância do trabalho, contribuição da pesquisa para a divulgação das fontes do Arquivo Nacional, ineditismo na abordagem do tema, coerência no desenvolvimento e na organização do texto, apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e bibliografia consultadas, na forma prevista no Regulamento.

Leia o edital e o regulamento do concurso
Acesse a ficha de identificação
Publicado no DOU de 14 de abril de 2015, Seção 3, p. 83-84