nas empresas, faz grande diferencial

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL NAS EMPRESAS

O Psicólogo, Richard N. Wolman , pesquisador da natureza da espiritualidade e escritor do Livro Inteligência Espiritual, define o termo Inteligência Espiritual como a capacidade de fazer perguntas fundamentais sobre o significado da vida e experimentar, simultaneamente, a conexão entre cada um de nós e o mundo em que vivemos. Disse ainda o autor, a espiritualidade sem conotação religiosa, no meio empresarial é um movimento universal e crescente. A espiritualidade nos torna mais universais e menos individualistas, nos leva ao interesse do bem-estar de todos, à compreensão que só através do autoconhecimento pode nos relacionar com o universo.

Objetivo: para melhorarmos o exterior é preciso melhorar nosso interior.

01.-inteligencia-espiritual (Small)Levar as empresas e seus colaboradores de uma maneira simples e objetiva questionar o porquê da necessidade de desenvolver a inteligência espiritual;

Fazer as pessoas terem a compreensão dos valores e das virtudes através do autoconhecimento;

Equipes e organizações começaram a ter consciência que a busca de um estado de espírito mais elevado, proporciona identificar e adotar ações que visam à transformação da empresa como um todo. Tornando-a participativa de uma maneira consciente na comunidade onde atua, em sua região e no planeta.

A elevação espiritual no trabalho busca alcançar uma melhor relação da empresa com seus clientes, uma visão maior nos resultados, liderança e gerenciamento de pessoas, encorajando ações que tem como objetivo a transformação das mesmas em seus relacionamentos e em seu ambiente.

O mundo corporativo vem passando por grandes desafios. Aumentar o comprometimento e a sustentabilidade do planeta, propiciar ajuda e buscar alternativas para os grandes problemas da sociedade como o aumento da população nos grandes centros, a miséria e o flagelo humanitário são acontecimentos desafiadores.

As pessoas estão em busca de uma melhor qualidade de vida no trabalho, tornando cada vez mais a empresa como extensão de suas casas, relacionando-se com seus colegas como se fossem parentes. É a ideia de uma empresa como uma grande família.

Sensibilizar as empresas sobre sua responsabilidade social, do meio ambiente e a melhoria dos treinamentos comportamentais, eleva a consciência das equipes para que estejam alinhadas a estas responsabilidades assumidas pelo sistema corporativo também nas questões ecológicas, qualidade de vida, criatividade, espiritualidade no trabalho e na melhoria dos resultados.

Implantar e desenvolver treinamentos que asseguram o uso da intuição nas tomadas de decisão. Inspirar os líderes a fazer algo diferente daquilo que já se faz ao longo dos anos, quebrar paradigmas e conceitos teóricos que aprenderam em sua formação acadêmica.

Departamentos de RH e treinamentos estão buscando cada vez mais cursos comportamentais, que visam melhorar o relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, inteligência emocional e muitos outros.

Grandes executivos começaram a adotar em suas vidas, o uso de alternativas que buscam melhorar o seu lado interior como acampamentos, lugares de meditação onde procuram ter uma visão diferente do negócio aonde atuam, o verdadeiro sentido de suas funções e principalmente a clareza dos resultados. Treinamentos que possibilitam um aumento das percepções, o autoconhecimento e a criatividade.

Está surgindo uma “nova liderança” que busca inspirar seus colaboradores a agirem de acordo com suas virtudes humanas, superando as expectativas dos clientes com a consciência de que a empresa sobrevive de resultados eficientes. Mas, para que estes resultados se superem a cada dia temos que ter pessoas com a mente limpa, aberta e principalmente com energia criativa para atingir metas extraordinárias e com profundo comprometimento com a Empresa.

Espirito precede a matéria. Muitos ainda acreditam que a posse de bens material, seja a coisa mais importe para sua felicidade. Esta mentalidade atrasada torna o homem um ser superficial, impossibilitado de ir em frente, limitando sua força e capacidade de desenvolver suas melhores qualidades e virtudes.

Aprender a confiar em suas forças e conhecimento ajuda no aprimoramento e aperfeiçoamento da vida. Sem esta percepção pode-se entrar no processo de degeneração e estagnação. A estagnação seja ela espiritual, mental ou mesmo material produz a morte. Lembrando que o homem é mente e força e o seu desenvolvimento só poderá vir pelo exercício de seus poderes metais.  Quando buscamos fazer esta mudança e concretizar nossas realizações, vamos necessitar desta força em uma proporção ainda maior a que imaginamos. Lutaremos contra provações diárias, passaremos por situações que antes eram imperceptíveis, estaremos em convívio constante com pessoas em que a múrmura e críticas tornaram se hábitos comuns a elas. Vivem com pensamentos de fraqueza e a força e ação que produzem, acabam nos atingindo e prejudicando. Por maior que seja nosso conhecimento e nossa fé, devemos estar atentos e protegidos, com pensamentos positivos e de elevação para que possamos combater o mal que nos ronda a todo instante.

Desenvolva seu espirito.

Para aqueles que não acreditam nada tenho a oferecer, exceto bons desejos para seu progresso na direção que acharem melhor para seu desenvolvimento. A grande massa da humanidade ainda vivem na crença absoluta, que sua maior conquista se limita ao bem material. Suas mentes não enxergam ou não admitem a simples ideia de que a verdadeira felicidade se conquista por meio da nossa evolução espiritual, poucos sabem que nosso corpo é feito de energia, e quando não canalizamos esta energia para o bem, as consequências podem ser devastadoras.

E esse modo de pensar, retarda o desenvolvimento do nosso espirito e nos tira a clareza e o brilhantismo de nossas ideias, que muitas vezes determinaram o êxito em nossos negócios e de nossas conquistas.

Achar dentro de si, forças poderosas cujos efeitos a sua felicidade e conquistas causarão a verdadeira revolução no seu modo de pensar e agir, contribuindo para a geração da verdadeira evolução espiritual, muito mais potente do que qualquer conquista material.

Essa força espiritual ainda que não atue de imediato, talvez ainda por estar rodeado por maus ou poucos pensamentos madurecidos inconscientemente gerados em sua mente, ela buscará desviar esses maus pensamentos, transformado os em pensamentos elevados e logo começara a receber os benefícios do esforço feito para seu desenvolvimento espiritual.

Transformando nossos pensamentos.

Em alguns momentos da vida, sentimos um vazio e um forte desanimo para enfrentar as dificuldades, porém não podemos ou devemos deixar que o abatimento nos domine. Temos que confiar e avançar com coragem, alegria e determinação para o fortalecimento do nosso espirito.

Corpo, mente e espirito devem estar alinhados para que não nos tornemos um simples objeto, devemos buscar a todo tempo a razão pela qual estamos vivos e qual o significado da vida.

Buscar esta unificação e o saber das coisas faz com que uma nova configuração em nosso cérebro modifique nosso padrão de pensamento. Passando do negativo para o positivo. A prática constante de um exercício, possibilita determinar ao nosso cérebro o que queremos, fixando formas positivas induzimos nossa mente a atrair coisas positivas.

Passamos a adotar um conceito de felicidade e acredite, esta possibilidade é real, este procedimento é vital para garantir uma vida feliz e bem-sucedida.

Devemos utilizar nossa inteligência e conhecimento para provocar mudanças, sempre de dentro para fora. Desenvolver bons pensamentos, repensar atitudes e direcionar nossa atenção para espiritualidade. Só assim construiremos um futuro melhor.

Fonte de pesquisa: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/inteligncia-espiritual