Desafio: mantenha-se no alto do pódio

 

Você sonha com sucesso na carreira ou nos negócios? Se considerarmos que já conquistou esse sonho, você estaria preparado para seguir em frente e se manter em seu papel de destaque?

Winners

A grande maioria das pessoas sonha em ter sucesso. Algumas delas percorrem um longo e tortuoso caminho até consegui-lo, mas outras simplesmente o conquistam “quase sem querer”. Porém, independente de qual seja o sabor desta vitória, manter-se “firme e forte” no alto do pódio é desafiador para qualquer ser humano. O primeiro grande tropeço daqueles que conquistam um sonho é esquecer-se de que este não é o objetivo final e sim apenas o pontapé inicial. Toda trajetória que não for bem gerenciada pode converter um sucesso em um fracasso.

Há muitos exemplos de pessoas notáveis que ficaram conhecidas não por seus melhores feitos, mas pela incapacidade de administrar o sucesso. Tais falhas arruinaram reputações e causaram sofrimento. Quem não lembra de alguém que tenha feito coisas notáveis, mas seja mais conhecido por um único feito inadequado? O ex-artilheiro e capitão da seleção de futebol italiana Roberto Baggio, eleito o melhor jogador da Europa e do Mundo em 1993, ainda é lembrado pelo pênalti que perdeu contra o Brasil na final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

O sucesso cria situações novas com as quais as pessoas nem sempre estão preparadas para lidar. Alimenta ciúmes, inveja, ressentimentos e ambição cega. É preciso saber administrar essas energias para evitar o erro da maioria: ficar preso nas suas armadilhas. Ao conquistar o sucesso não podemos tropeçar em vaidades pessoais nem tampouco acharmos que somos donos da verdade ou que a receita que nos levou até ele irá valer para sempre. Porém, algumas medidas podem ajudar a escapar dessas armadilhas e a preservar o rumo.

Primeiro é preciso entender o sucesso como um instrumento, não um fim em si mesmo, pois o sucesso de hoje não garante sucesso do amanhã. Depois, e principalmente, é preciso saber que ninguém alcança o sucesso sozinho. Então, não se esqueça de reconhecer a participação dos outros na sua vitória e cerque-se de gente de confiança. Sabe aquelas pessoas que têm a coragem de dizer belas verdades, por mais dolorosas que sejam, e relatar os fatos sem distorções? Leve-as sempre com você.

E, falando em pessoas, conquiste novos aliados para ter ainda mais sucesso, mas nunca deixe de lado seus valores. A vontade de vencer não pode jamais estar acima dos princípios que fizeram você chegar até aqui. O sucesso só vale a pena quando podemos olhar o caminho percorrido e ter orgulho de todos os passos.

Por último, se algo não der certo e você fracassar, saiba que isso pode acontecer na trajetória de qualquer sonhador. O que faz toda a diferença é a forma de lidar com esse insucesso. Nunca é tarde para dar a volta por cima e recomeçar.

Assim como o sucesso, o fracasso nem sempre é permanente. Pode ser passageiro, apenas um obstáculo no caminho do sucesso maior que o espera no futuro. Aliás, um aparente fracasso pode ser, na verdade, um estrondoso sucesso.

César Souza/Consultor de empresas

ttp://www.administradores.com.br/mobile/artigos/empreendedorismo/desafio-mantenha-se-no-alto-do-podio/86429/